As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a diversos aspectos, dentre eles, emocionais, ambientais, orgânicos e pedagógicos.
• Emocionais: Quando algum estado emocional interno (tristeza, irritação, depressão) interfere na aquisição de novos conhecimentos, ou seja, bloqueia a atenção, proporciona desmotivação nos estudos e na vontade de aprender.
• Ambientais: Causas externas que podem interferir significativamente na aprendizagem. Por exemplo: Falta de rotina, local de estudo inapropriado, desorganização, ruídos e barulhos no ambiente, relacionamentos parentais, entre outras.
• Orgânicos: Condições na saúde do indivíduo como problemas de audição, visão, síndromes genéticas, transtornos do neurodesenvolvimento (deficiência intelectual, transtornos da comunicação, transtornos do espectro autista, TDAH, transtornos específicos da aprendizagem – Leitura, escrita e Matemática, transtornos motores, entre outros).
• Pedagógicos: Problemas na aprendizagem quando relacionados ao método de ensino, material pedagógico e matérias.
É importante que os prejuízos de aprendizagem sejam investigados e tratados, possibilitando melhorar o desenvolvimento cognitivo do indivíduo através de estratégias eficazes de ensino.